quarta-feira, janeiro 07, 2009

Perfil: Susie

Susie Derkins


Susie Derkins, colega de classe do Calvin e também moradora da mesma vizinhança, é a única personagem importante das histórias de Calvin & Haroldo que possui nome e sobrenome. Sobrenome esse que veio do nome do cachorro da raça beagle da família da esposa do Bill Watterson.

Ela, ao contrário do Calvin, é uma pessoa séria, engajada nos estudos e sua imaginação não tem asas que voam tão longe quando as do Calvin, limitando-se as estereotipadas brincadeiras normais de garotas, como brincar de casinha e tomar chá com os animais de pelúcia. De acordo com o próprio Bill Watterson, as características da Susie foram inspiradas no tipo de garota que o atraia e com quem eventualmente se casaria quando ele era estudante.

A primeira vez que foi citada foi numa tirinha onde Calvin conversa com o Haroldo sobre uma nova aluna – a Susie no caso – que tinha entrado pra classe dele. Já nessa primeira tirinha percebe-se um pouco os sentimentos dele com relação a ela que seriam mostrados por todas as tirinhas em que os dois contracenam. Sentimentos que não são descritos claramente, mas que podem ser imaginados devido à implicância que ele tem com a pobre garota. Afinal, geralmente, quando um garoto implica demais com uma garota é porque ele tem uma queda por ela, e faz isso só pra chamar a atenção.


Calvin não faz outra coisa que não seja perturbá-la. Seja com bolas de neve, seja com balões de água, seja com lanches nojentos, Calvin está sempre armando um plano pra pegá-la. Porém, Susie quase nunca se abala com isso, apenas dizendo o quanto o Calvin é estranho, o que faz com que ele faça algo ainda mais maluco pra irritá-la. Sem falar que às vezes ela é quem apronta com ele como, por exemplo, quando o Calvin tenta filar nas provas e ela diz a resposta errada.


Susie, uma garota educada e inteligente. Calvin, um garoto peralta e displicente. Pessoas tão diferentes, mas que graças à genialidade de Bill Watterson às vezes nos parecem praticamente a mesma pessoa.

Susie nas palavras do seu criador:
"Susie Derkins é séria e inteligente - o tipo de garota por quem eu me atraía na escola e com quem acabei me casando. "Derkins" era o apelido do beagle da família da minha esposa. As primeiras tiras com Susie eram pesadas com o conflito de amor e ódio, e levei algum tempo pra pegar o jeito da relação de Susie com Calvin. Eu suspeito que Calvin tenha uma leve paixonite por ela que ele exprime tentando irritá-la, mas Susie é um pouco enervada e repelida pela esquisitice de Calvin. Isto encoraja Calvin a ser ainda mais estranho, então é uma boa dinâmica. Nenhum deles entende bem o que está acontecendo, o que provavelmente é verdade na maioria dos relacionamentos. Eu às vezes imagino que uma tira do ponto de vista de Susie seria interessante, e depois de tantas tiras sobre meninos, acho que uma tira sobre uma menininha, desenhada por uma mulher, poderia ser ótima." - Bill Watterson

 
^